quarta-feira, 11 de novembro de 2009

André Agassi lança biografia polêmica

A história da vida de um dos tenistas mais vencedores dos últimos tempos tem dado o que falar. No livro, que já está à venda nos Estados Unidos, Agassi admite ter usado uma substância proibida (meta-anfetamina) durante a temporada de 1997 e que e enganou a ATP após ser flagrado no exame antidoping. O ex-tenista estadunidense também conta que já perdeu jogos de propósito, fumou maconha e que usava doping influenciado por seu pai quando criança.

As declarações de Agassi, claro, repercutiram entre tenistas. O russo Marat Safin chamou o estadunidense de estúpido. “Eu não escreverei minha biografia, não preciso de dinheiro. A pergunta é por que Agassi fez isso. O feito, feito está. Ele espera vender mais livros, mas é completamente estúpido”, declarou.

Sergi Bruguera, tenista espanhol derrotado por Agassi na final das Olimpíadas de Atlanta (96), quer a medalha de ouro do estadunidense. “Me sinto enganado e acredito que fui roubado”, alega.

André Agassi ainda revela, em sua biografia, detalhes de como seduziu sua esposa, a alemã Steffi Graf. E conta que Brooke Shields, com que já foi casado, tinha inveja das pernas da ex-tenista germânica.

Podia ter passado sem essa, Mr Agassi.

12 comentários:

  1. Rss...encerrou a carreira cheio de homenagens gloriosas! Agora me dá uma dessa! Burro?! Ou nem aí pra merda?! Dinheiro aho q ele não precisa não, pq com os belos milhões que ele acumulou durante a carreira, viveria até a 5ª geração da família de boa!
    Agora seguinte... existem muito mais casos de doping do que se imagina. Dona Daiane dos Santos que o diga nénão?! (Diurético...perder líquido e baixar um pouquinho de peso, senão, não sairia o twist carpado não!!)
    A diferença é que tem gente que consegue planejar melhor qdo utilizar p/ não correr o risco de ser pego na época de competição. Pura fisiologia!

    ResponderExcluir
  2. Bru, do jeito que vc fala parece que a menina só fazia aquilo por causa de um "mini" diurético. Ela só foi pega depois que estava longe das grandes competições, pelo menos da zona de fato competitiva.

    E a Maurren, coitada? Pegou dois anos de gancho por causa de um creme pós depilatório. DOIS ANOS. Tudo bem que ela é um caso à parte. Ainda voltou e ganhou ouro na Olimpíada.

    Quanto ao Agassi, acho que ele é apenas mais um otário.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ser um excelente tenista, esse livro foi uma tremenda bola fora.Por outro lado, uma biografia não é colocado à venda se não ouver uma procura. Ainda mais se tratando de Estados Unidos. Basta lembrar da biografia da Mônica Lewinsky. O livro foi um sucesso: o povo estava querendo saber os detalhes da relação entre ela e o presidente Clinton: como ele abordava, se ele beijava bem, quais as posições favoritas do Clinton, enfim, essas coisas só se faz entre quatro paredes. O final todos nós já sabemos: a moça ganhou muita grana com esse livro. Conclusão: O POVO ESTADUNIDENSE É MUITO ESTRANHO!!! Bárbara, a matéria foi ótima.
    Beto.

    ResponderExcluir
  4. O problema é que no esporte olímpico ou altíssimo rendimento, doping é muiiiito à risca, mesmo pq tudo é disputado milimetricamente. Atletas desse nível não podem nem pensar em tomar um analgésico sem saber a composição, quanto tempo as substâncias permanecem no organismo etc. e tal. Não dá pra arriscar, na minha opinião, é vacilo pq tá lá escritinho p/ treinadores e atletas tudo o que pode e não pode.

    Sorry a ironia, mas repara no decorrer da carreira da Daiane, que o peso subiu, é fato.

    ResponderExcluir
  5. Não se pode ter tudo nessa vida...
    O cara mandar muito no tênis não garante que ele não será um energúmeno boçal, o que de fato ele comprovou ser.
    Agora quanto ao comentário do Beto creio que o povo do mundo inteiro e não só dos EUA absolutamente A-D-O-R-A-M saber da vida dos outros. E não é só o povão...é só pensar mais perto...novelas, reality shows e afins...
    Fico pensando quando foi que a vida pessoal de cada um ficou tão desinteressante a ponto de ter que se alimentar de intimidades da vida dos outros...
    Onde é que a humanidade teve a brilhante idéia de parar de se preocupar com a sua vida pra se preocupar com a dos outros?

    ResponderExcluir
  6. Ah...acabou de me ocorrer uma coisa...talvez precisemos desesperadamente de modelos aos quais nos inspirar. Não, não é talvez não, é fato, precisamos.
    Mas caralho gente...antigamente era Buda, Da Vinci, Oscar Wilde...não dá pra escolher uns modelitos mais apropriados à evolução do que a Monica Lewisky e a atriz da novela coxinha X?? PUTA QUE PARIU!!!!
    E de qualquer maneira ainda acho que procurar a resposta dentro de si é a melhor pedida.
    Bom...alguém tá lendo isso? Espero que não..
    Bá gata...eu te falo, me pedir pra comentar no seu blog (que apesar de MARAVILHOSO é sobre esporte - virtude a qual eu entendo tanto quanto entendo de física elétrica) é tragédia. hahahaha...eu não "se" contenho, droga.

    ResponderExcluir
  7. Acho que vc não leu o livro e se deixou levar por análises precipitadas e superficiais. Sim, ele se drogou, mas num momento de fraqueza e não faz nenhuma apologia ao uso das drogas. É um livro escrito com toda a franqueza, que expõe todas as contradições, dúvidas, medos de um ser humano complexo, atormentado. Brooke Shields não tinha inveja das pernas da alemã, ela as admirava.
    Um dos maiores problemas que ele relata é a forma como a mídia explorava sua imagem, gostava de mostrá-lo ora como um rebelde, ora como pirata... E quando tudo começou ele era apenas uma criança.
    Vamos para de julgar as pessoas? Vamos parar de acreditar nos esterótipos vendidos pela mídia? Vamos ler um pouco mais??

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, você escreveu perfeitamente bem.
    Acho graça ver comentários de pessoas que certamente nunca terminaram um livro na vida.
    Adoro blogs nacionais e afins porque vejo o tamanho da decadência da educação do brasileiro.
    As pessoas julgam como se fossem superiores, como se soubessem as respostas da vida. Certamente são pessoas fadadas ao fracasso emocional que limita 99% da humanidade.

    O Agassi em seu livro coloca de forma clara os medos de um humano dividido entre o dever de fazer e a vontade de não fazer. Sua criação, suas experiências, o rigor do pai. Se hoje em dia falamos em proibir palmadinhas nas crianças porque acredita-se que elas podem traumatizar, o que dizer de uma criança que com 7 anos de idade rebatia 2500 bolas por dia?

    Como se nenhuma pessoa tivesse problemas reais de vida, vejo as pessoas desdenhando a vida alheia apenas para dizer que possuem opinião.

    Quem nunca cometeu um erro proposital? Quem nunca mentiu? Quem nunca desejou bater em um desafeto? Só temos exemplo de pessoas perfeitas neste mundo?

    André Agassi foi um produto de sua infância, como somos todos nós. Quisera eu ter tido na minha infância alguém para ditar os rumos de minha vida. Não teria perdido tanto tempo buscando me encontrar.

    O segredo está na busca pela harmonia. Um dia terei um filho ou uma filha, não farei eles rebaterem 2500 bolas por dia mas também não deixarei de dar amor, carinho e principalmente buscarei definir junto deles os rumos de sua vida. Uma criança orientada é um adulto de sucesso.

    E atire a primeira pedra quem nunca sentiu inveja.

    Abraços.
    Alex Godoy

    ResponderExcluir
  9. Alex Godoy
    Muito consciente sua opinião e concordo plenamente contigo. Parabéns pelas palavras.
    O que as pessoas precisam é de ler até o final os livros que criticam.

    ResponderExcluir
  10. como muito bem colocado, dinheiro o Agassi não precisa. Acho sinceramente que escreveu apenas para mostrar-se humano, demostrar que todos somos humanos falíveis, e com isso dar um alento aos simples mortais e fãs e uma amplitude maior para sua própria vida. Com certeza para o Agassi esse livro é maior do que suas taças, troféus e conquistas "tenísticas". Que bom seria se todas as celebridades milionárias e demais pessoas demonstrassem o outro lado do sucesso, da fama, do dinheiro como ele fez!! Ponto Pro Agassi. Bola fora pro Safin!

    ResponderExcluir
  11. Apenas gostaria que todas as pessoas que estão criticando o agassi, lessem sua autobiografia, antes de criticarem que leram que ele escreveu tal coisa.

    Esse livro é simplesmente emocionante, ele nos toca, nos faz enxergar como a decisão de outras pessoas na nossa vida nos faz mudar nosso comportamento, não porque somos daquela maneira, mas porque não queremos ser do jeito que nos obrigam.

    E o mais importante, nos mostra que ninguém é perfeito, que atras de uma vida que todos 'queriam ter' se esconde uma vida que definitivamente, ninguém gostaria para si.

    PARABENS, ANDRE, pela coragem e por não estar nem-aí.

    ResponderExcluir
  12. Ler até o final os livros que criticam?
    Pelo visto não leram nem o inicio.
    Uma biografia espetacular.

    ResponderExcluir