quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Perguntar não ofende

Agora que o Zico foi demitido do CSKA de Moscou e deve voltar para o Brasil, quais seriam as chances de ele assumir algum cargo no comando do Flamengo?

2 comentários:

  1. Muitas pessoas já me disseram que Zico declarou publicamente que não tem interesse em ser o treinador do Flamengo. Confesso que não sei se é verdade, não vi nenhum vídeo ou reportagem em que ele tenha declarado não querer ser o treinador do clube cuja torcida o idolatra e carrega bandeiras com seu nome e sua foto todos os domingos a tarde quando visita o Maracanã. Também acho irrelevante pesquisar.

    Zico, que vive desde os tempos de moleque no mundo do futebol, sabe bem melhor do que eu, que sou puro admirador e superficial leitor das notícias futebolísticas, que o sucesso de um clube de futebol passa por uma diretoria competente, finanças equilibradas, planejamento de longo prazo, ações de marketing inovadoras, infraestrutura de ponta, investimento nas equipes de base, planos para estimular novos e sócios-torcedores a lotarem o estádio, bons jogadores, uma boa comissão técnica, um pouco de sorte, e até um bom treinador. Existem, claro, outros fatores que não citei aqui pra não perder muito tempo. Contudo, os cartolas dos clubes nacionais não sabem lidar bem com todos os complexos fatores que levam um clube ao sucesso. Afinal, é preciso muito trabalho e competência para administrar um clube, mas apenas uma canetada para colocar a culpa no treinador e demiti-lo, caso o time não traga o caneco para casa.

    Zico também conhece o Flamengo. Desconfio que ele o conheça melhor do que eu. Mas já que este espaço permite, tomei a liberdade para dizer que ele não deveria ir treinar o Flamengo. Ainda bem que Maradona apareceu nestes últimos meses para dar mais certeza aos meus argumentos.

    Alguns poderiam apontar em contrapartida que Muricy, apenas para lembrar o bom exemplo que conheço, são paulino, cresceu (começou aos 9 anos, se não me engano) e brilhou jogando pelo SPFC, iniciou também seu trabalho como treinador no clube e quando treinou o tricolor pela segunda vez, atingiu marcas históricas. Mas Muricy não é o Zico. Seu risco foi menor. Sua fama e seus feitos não eram cantados nos estádios. E nem preciso lembrar que o São Paulo não é o Flamengo, mesmo que os cartolas tricolores usem do mesmo artifício dos outros para resolver alguns problemas.

    Guto

    ResponderExcluir
  2. Concordo Gutão!!
    Vai cair no mesmo erro do Maradona.....realmente não da pra comparar Muricy com Zico....mas casos de grandes jogadores que viraram péssimos treinadores não faltam....que o diga Renato Gaúcho que vai conseguir afundar duas vezes o mesmo time!
    Agora, na diretoria acho que seria interessante....todo mundo conhece o caráter do Zico, sabem que é uma pessoa ética e tentaria impor essa ética ao flamengo!
    Pode ser interessante, já que não falta mais nada acontecer nos clubes cariocas ( na verdade eu quero que se chafurdem na lama)...

    ResponderExcluir