quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Briatore não é mais chefe da Renault

A lama tem corrido solta na Fórmula 1 e a Renault, que já está chafurdada nela, começa a tentar se limpar. A escuderia comunicou hoje que Flavio Briatore está afastado da chefia da equipe. O diretor de engenharia Pat Symonds também não trabalha mais ali. No comunicado, a Renault não diz se eles foram demitidos ou pediram demissão.

O gesto da equipe francesa é quase um mea culpa (ou “culpa dele”) em relação às acusações de que Nelsinho Piquet tenha batido propositalmente seu carro no GP de Cingapura em 2008, obedecendo a ordens vindas de bastidores para favorecer Fernando Alonso.
Uma vida de falcatruas
Essa conversa já é velha. No entanto, eu gostaria de relembrar que o mesmo Flavio Briatore, quando chefiava a Benetton em 1994, mandou retirar os filtros das bombas de abastecimento da equipe. Dessa forma, abasteciam-se mais rapidamente os carros, mas com menos segurança para pilotos e mecânicos.

A fraude foi descoberta devido a um incêndio que ocorreu no carro de Jos Verstappen, no GP da Alemanha. No mesmo campeonato, a escuderia foi acusada de usar dispositivos proibidos disfarçados em seu carro, como controles de tração e largada.

O mal lavado e o encardido
Este é Flavio Briatore. Uma pessoa não muito mais suja que Nelsinho Piquet. Para não entrar no mérito do caráter familiar, um rapaz que acolhe à ordem de bater seu carro de propósito contra um muro, colocando em risco não só sua vida, como a de outros pilotos, para atrapalhar a corrida de terceiros.

A minha dúvida é: não estariam Nelson Pai e Nelson Filho calados até hoje se Nelsinho não tivesse sido demitido pela Renault? Pior ainda, se continuasse correndo pela equipe, não iria Nelsinho acatar a futuras ordens de Briatore?

5 comentários:

  1. Há tempos na F1 que eu não sei o que é ser O piloto foda, aquele que vence no braço. A disputa toda se faz entre engenheiros e donos de equipes.
    Pilotos, hoje, meros coadjuvantes e outdoors de marca de cigarro e pneu!
    Pronto falei de novo,

    Bru

    ResponderExcluir
  2. O mundo do esporte está cheio dessas fraudes. É ilusão imaginar que com milhões de dólares envolvidos em cada corrida, em cada jogo de futebol, em cada partida da NBA, em cada campeonato, à cada novo contrato,... não vá existir alguém querendo manipular o resultado a seu favor.Isto existe e vai continuar existindo, destruindo o que há de mais nobre no esporte, que é a disputa justa e o respeito pelos adversários.

    A atitude de Nelsinho é totalmente condenável. Ele participou do esquema para manipular o resultado. Mas acho que ele paga mais caro aqui no Brasil pela falta de simpatia de seu pai, Nelsão Piquet, que apesar de tricampeão de F1 nunca conquistou a torcida brasileira. O motivo dessa falta de apoio a família Piquet eu não conheço. Não o vi correr e não sou grande conhecedor dos bastidores das pistas. Ele deve ter aprontado alguma coisa na época ou por continuar vivo e atuante, suas declarações e atitudes devem ter revelado que é um ser humano comum. Pra mim, Nelsinho é o elo fraco da história e o único com poder de ser chantageado. Se continuasse correndo, ou se voltar para a F1, pode ser que volte a fazer parte do circo para se firmar. Contanto que sua história com Briatore não tivesse vindo à tona, talvez ninguém apontaria o dedo na sua cara como o pior dos esportistas.

    Será que se Rubens Barrichello abrisse a boca para falar tudo sobre os bastidores da Ferrari, ou se soubéssemos o que passou pela cabeça de Ayrton Senna ao jogar seu carro sobre o de Prost na corrida no Japão, ou se pudéssemos ouvir o que disse na reunião pré-corrida o que Schummacher combinou nas reuniões antes de se enroscar com Hill em Adelaide, ou em Villeneuve em Jerez, também iríamos querer desmontar suas reputações como estão fazendo com a de Nelsinho Jr.? Afinal, Senna e Schummacher também colocaram em risco vidas de companheiros, funcionários, espectadores.

    Nelsinho errou e merece punição. Ele é jovem e merece uma segunda chance. Afinal, sua denuncia atinge um campeão em falcatruas, mas coloca também em risco sua própria carreira, que já ouvi pessoas dizendo que está acabada. Pra mim, a punição maior deve vir para os playboys Briatore e Pat Symons, pois se comprovado o que fizeram, trata-se de um crime grave.

    Guto

    ResponderExcluir
  3. O Briatore está a cara do Juca de Oliveira!!
    rsrsrsrsrsr
    A diferença é que o Juca é bom caráter...
    Carlos Pires

    ResponderExcluir
  4. Esse almofadinha do Nelsinho tinha que ter uma punição exemplar por parte da FIA, ohhh muleque nojento.
    Adriano CACB

    ResponderExcluir
  5. rubinho, nelsinho, exemplos de que nesse "esporte" faz-se de tudo para ficar, nem que seja perder. senna, outro que usou esquemas feios para ganhar, pelo menos agia pela própria cabeça (é uma impressão e eu tô completamente enganado?).
    eu não acompanho F1, mas tenho a impressão de que os brasileiros passam uma imagem de que somos dobráveis, imagem já cultivada pela crítica política, por exemplo.
    no final, e dentro do meu preconceito, acho que é um monte de mauricinho brigando pra ver quem tem o carro melhor, e isso é a antítese do que eu considero esporte.

    ResponderExcluir